top of page

PROGRAMAÇÃO

9:30 – Credenciamento e abertura

10:15 – Braincast ao Vivo

Desde 2002 no ar, o Brainstorm 9 (http://www.brainstorm9.com.br) se consolidou como o principal blog de publicidade do país, com artigos que falam de criatividade, inspiração e comunicação digital em geral, e um podcast semanal, o Braincast, ouvido por mais de 40.000 ouvintes todos os meses. No CSM 2013, a equipe do B9 fará ao vivo um Braincast discutindo temas de interesse criativo ligados à cultura digital.

Com Carlos Merigo (@cmerigo), Saulo Mileti (@saulomileti), Luiz Yassuda (@luizyassuda) e Alexandre Inagaki (@inagaki).

​​

11:15 – Quais são os limites da ~zuera~ na internet?

A internet é um poderoso instrumento de divulgação de informações, seja para o bem, seja para o mal. Com a democratização da fama na web, você pode ficar conhecido de diversas maneiras. Com sorte, você pode fazer sucesso criando um blog, uma fanpage ou um Tumblr de sucesso. Porém, como a zuera não tem hora, limites nem regras, e se você ficar famoso online porque foi trollado depois de uma reclamação online (como o Daniel do Outback), um vídeo duvidoso no YouTube (vide a Luana das vergonhas do Facebook) ou uma desafinação homérica (feito a galera do Para a Nossa Alegria)? Vale a pena perder o amigo por conta de uma piada online? O que fazer se você se torna alvo de uma trollagem? Até que ponto a gente deve levar uma piada na esportiva e reagir a uma ~brincadeira~ na internet?

Moderador: Maurício Ricardo (@MauricioRicardo)


Palestrantes: Claudinho Castro (@AhNao), Marcelo Arantes (@dr_marcelo), João Pedro Motta (@OficialJoao), João Frigério (@Plantão190) e Jhonny Jessé (Coca Gelada).

12:15 – Almoço

13:00 – A educação do século XXI ainda precisa de salas de aula?

Em tempos nos quais fontes de informação e de conhecimento quase infinitas estão ao nosso alcance graças a celulares, tablets e Google, será que as salas de aula não estão mais atrapalhando do que ajudando na formação educacional de crianças e adolescentes? Como professores e educadores podem explorar os novos recursos tecnológicos a fim de criar aulas mais dinâmicas, capazes de acompanhar a dinâmica dos tempos atuais? Neste cenário em que a internet é uma enciclopédia quase infinita de conhecimentos, mas também de boatos e pornografias, como ensinar pessoas a filtrarem o que há de bom na rede, explorando sabiamente os recursos de blogs e redes sociais?

Moderador: Alex Primo (@alexprimo)


Palestrantes: Cristovam Buarque (@Sen_Cristo
vam), Wolney Pereira (EBS), Ney Queiroz (Green Digital) e Carlos Sandrini (Centro Europeu).

14:10 – Pocket Stand Up com Fagner Zadra (http://www.facebook.com/fagner.zadra)


14:20 – Gastronomia 2.0
Poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto a oportunidade de reunir amigos em torno de uma mesa, o prazer de cozinhar para pessoas que amamos ou de encontrá-las em um bom restaurante, vivendo experiências gastronômicas que alimentam o corpo e o espírito. Neste painel, o CSM 2013 reunirá gourmands que compartilham, através de blogs e redes sociais, suas receitas, conhecimentos e experiências ligadas ao universo gastronômico.

Moderador: Carlos Bertolazzi (@cabertolazzi).


Palestrantes: Leandro Santos (@MussumAlive), João Michaliszyn (Wake), Rogério Gobi (Centro Europeu) e Lela Zaniol (@destemperados).

15:20 – Viajosfera: a influência das comunidades online de turismo no Brasil

O mercado de turismo é cada vez mais influenciado por blogs de viagem, que compartilham dicas de hospedagem e destino e relatam experiências reais com as quais os consumidores se identificam. E assim, graças à chamada “viajosfera”, a redes sociais de hospedagem como Couchsurfing, Airbnb e Windu e às pesquisas no Google, turistas cada vez mais independem de pacotes turísticos fechados para viajarem mundo afora. Como blogs, empresas, comunidades online e secretarias de turismo podem realizar um trabalho em conjunto a fim de fomentar o mercado em um país prestes a sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada?

Moderador: Álvaro Borba (CBN Curitiba).


Palestrantes: Elisa Araújo (Viaje na Viagem e Associação Brasileira dos Blogs de Viagem), Paulo Colnaghi (Instituto Municipal de Turismo de Curitiba) e Luciane Horcel (Gazeta do Povo).

16:20 – Intervalo

16:35 – Apresentação Or Digiweb

16:45 - Nova Era - A Sociedade em Rede

Palestra sobre Tecnologia e Inovação com Antonio Carlos Wulf.

17:05 - Observatório da Blogosfera

A atuação dos blogs, páginas independentes e redes sociais possui um papel fundamental para transformar a sociedade através da informação. Como todo movimento revolucionário, novas questões éticas surgem a todo momento para questionar o que está sendo feito e como devemos lidar com o excesso de liberdade dessas novas ferramentas. Para colocar estas discussões em pauta, criamos o Observatório da Blogosfera (http://oblogo.com.br) e convidamos a todos para uma roda de bate-papo sobre o ofício blogueiro.

Moderador: Ivo Neuman (Treta)


Palestrantes: Mauricio Cid (Não Salvo), Luide (Amigos do Fórum),
Castrezana (@castrezana) e Raphael Mendes (Bobagento).

18:05 – Profissão: Blogueiro
Muita gente ainda se ilude com a história de criar um blog e ganhar muito dinheiro sem sair de casa. Mas é possível fazer da atividade de blogar uma profissão do presente, e não do futuro? É fundamental criar perfis em redes sociais novas como Pheed, Medium, Vine, Vendly? Quantas atualizações devo publicar por dia? O que preciso terceirizar nas tarefas de um blog? É obrigatório criar um canal de vídeo? Os publieditoriais estão morrendo? Alguns dos blogueiros mais bem sucedidos do país compartilham suas experiências, assim como os prós e contras de sua vida atual, e dizem o que se deve ou não fazer a fim de viabilizar o seu sonho de trabalhar de cueca (ou calcinha) em casa.

Moderador: Sandro Rodrigues (@sandrorodrigues)


Palestrantes: Lia Camargo (Just Lia), Humberto Oliveira (O Buteco da Net), Fred Elboni (Entenda os Homens), Bruna Vieira (Depois dos Quinze) e Leo Boese (Trollando)

19:05 – Como comentar games e virar um astro da internet
Juntos, os gamers VenomExtreme, Leon e Monark têm 3,7 milhões de inscritos e 441 milhões de visualizações de seus vídeos no YouTube. Ggraças à paixão por videogames e à habilidade que têm de divertir e entreter pessoas com seus gameplays, eles conseguiram criar alguns dos canais mais vistos do país. E, agora, além de terem transformado um hobby em nova profissão, estão morando em Curitiba e investindo ainda mais em seus canais. Conheça suas experiências e saiba quais são seus novos projetos.

Com: Cauê Moura (Leet Gameplay e Desce a Letra), Bruno Monark (Randons Plays) e Leon Martins (Coisa de Nerd).

20:05 – Um Joystick, um Violão
Tudo começou como uma brincadeira que foi crescendo, crescendo, absorvendo. E hoje, a série de paródias musicais nerds “Um Joystick, um Violão”, é um sucesso incontestável, seja no YouTube (em um canal com mais de 490 mil inscritos, seja em eventos. E, assim como no ano passado, os irmãos Marcos e Matheus Castro estarão no Curitiba Social Media apresentando seus “greatest hits”.

Com: Marcos Castro (@marcoscastro) e Matheus Castro (@matheuscastro)

20:30 – Vine, a nova tendência das mídias sociais?

Lançado pelo Twitter em janeiro, o Vine é um aplicativo que permite a criação de vídeos de até 6 segundos. Será o Vine a mais bombástica mídia social de todos os tempos da última semana? Cid e Juzão, criadores do 6por2 (http://6por2.com), responderão (ou não) a essa pergunta.

Com Maurício Cid (@NaoSalvo) e Juliana Muncinelli (@Juzão)

​​

20:45  – O YouTube já é a nova TV aberta?
Os principais nomes do YouTube no Brasil possuem milhões de inscritos e centenas de milhões de views de suas produções, cativando uma audiência maior do que a maior parte dos programas de TV e construindo uma base de fãs engajada e participativa. Uma vez que chegaram a esse ponto, será que é possível dizer que hoje em dia um produtor de conteúdo não precisa mais da mídia tradicional para se tornar um sucesso e fazer de seus trabalhos na web sua nova profissão? Qual o caminho para chegar a esse estágio, fazer vídeos jogando Minecraft, mostrando gatos fofinhos, tutoriais de maquiagem ou piadas de stand-up? Vale a pena participar de uma network do YouTube?

Com PC Siqueira (@pecesiqueira), Kéfera Buchmann (@Kefera), Gustavo Horn (@GuguHorn), Otávio Albuquerque (Rolê Gourmet) e Diego Quinteiro (@diegoquinteiro).

21:45 – Encerramento

Estas informações estão sujeitas a alterações sem o devido aviso prévio.
Os debates, bem como os seus temas, estão definidos e esse deve ser o principal foco de atenção.

Os horários dos debates poderão ser ajustados, visando atender a entrega completa do evento.

No dia do evento, ao retirar a sua credencial, fique atento as programações de sua preferência e consulte a organização no local, em caso de dúvidas.

bottom of page